O contrato referente a esta empreitada foi assinado no passado dia 5 de junho de 2015.
A construção da conduta adutora tem como objetivo o reforço do sistema de abastecimento de água industrial à área norte da Zona Industrial e Logística de Sines.
O traçado selecionado para a implantação da conduta interceta diversas infraestruturas, destacando-se as esteiras de tubagens industriais Petrogal-Porto de Sines e Petrogal-Repsol, um gasoduto e o Itinerário Principal 8 (IP8), atualmente A26.
Durante a execução da empreitada, procurar-se-á desenvolver os trabalhos de forma a não interromper os serviços afetados, utilizando materiais e técnicas adequadas, em coordenação com as entidades proprietárias das infraestruturas existentes.
Na maior parte do traçado a conduta será executada em tubagens de Ferro Fundido Dútil (FFD), DN 900mm, com juntas automáticas ou travadas. Na travessia sobre a Esteira Petrogal-Porto de Sines, as tubagens serão em aço.
No atravessamento do IP8, atualmente autoestrada-A26, e da esteira Petrogal-Repsol, será necessário minimizar a afetação da esteira e da autoestrada pelos trabalhos de construção da conduta adutora, pelo que ambas as travessias deverão ser realizadas por via subterrânea, sem abertura de valas, recorrendo à técnica de perfuração horizontal dirigida.
Em ambas as travessias, prevê-se a instalação de uma tubagem de encamisamento em aço, DN 1600 mm, desenvolvendo-se a conduta adutora no seu interior em FFD, DN 900 mm, com juntas travadas.
A empreitada foi adjudicada à empresa Oliveiras, S.A. pelo valor de € 2.287.585,47.
Os trabalhos iniciam-se em julho de 2015 e terão uma duração de 150 dias.