Com vista à prossecução do objetivo geral de promoção do equilíbrio e sustentabilidade da empresa e da sua relação com os diferentes stakeholders, existe a necessidade de instrumentos de planeamento estratégico na gestão do sistema de abastecimento de água da AdSA a curto e médio prazo.
Para isso e em conjunto com a Direção de Engenharia da AdP Serviços, foi desenvolvida uma metodologia de trabalho, tendo a mesma sido apresentada no passado dia 8 de março no 13.º Congresso da Água, realizado no LNEC, em Lisboa.
O trabalho realizado partiu do diagnóstico da situação de referência, seguida de uma definição dos objetivos, medidas e ações, tendo em vista a elaboração de um plano de ação, que possa ser posteriormente monitorizado.
Para hierarquização das intervenções foi realizada uma análise de risco, a qual teve em conta os aspetos (critérios) legais e institucionais, ambientais, de continuidade e qualidade do serviço, de eficiência de processos internos à empresa, de segurança dos trabalhadores e stakeholders e ao nível da imagem e reputação da AdSA.
Por outro lado e para efetuar uma análise de custo-benefício das intervenções, foram estimados os custos associados, de modo a desenvolver o seu faseamento ponderado, através de uma análise de risco que partiu do estado funcional das infraestruturas.
Na comunicação apresentam-se igualmente exemplos dos resultados obtidos.
Para visualizar a apresentação clique aqui.
Para visualizar o artigo clique aqui.