A AdSA deu ontem mais um passo importante com vista à conclusão da obra de “Remodelação da Caixa de Reunião da Barbuda”.
Foram realizadas várias intervenções em 4 frentes em simultâneo:
Este conjunto de intervenções prolongou-se por cerca de 21 horas. Iniciou-se às 3:00 do dia 4 de agosto e terminou cerca da meia-noite do mesmo dia.
Para que este conjunto de intervenções se pudesse realizar foi necessário ter a colaboração estreita e articular com a Câmara Municipal de Sines e com a Refinaria de Sines todo o planeamento, e contar com a paragem do envio de efluentes daqueles clientes.
Participaram ativamente nesta operação, quer ao nível do planeamento quer da realização das intervenções, além de um número muito significativo de recursos humanos da AdSA, técnicos da AdP Serviços, do empreiteiro Rui & Candeias, da Câmara Municipal de Sines e da Refinaria de Sines, os Bombeiros Voluntários de Sines (equipa de resgate) e a GNR (organização do trânsito). Foi igualmente necessário mobilizar um conjunto significativo de meios logísticos, como sejam máquinas de movimentação de terras, camiões hidroaspiradores, camiões de carga e camiões cisterna.
Aproveitando-se esta paragem, foi ainda realizada a substituição, por motivos de manutenção, de uma válvula de secionamento existente numa instalação a montante desta infraestrutura.
Com o objetivo principal de minimizar os impactes dos trabalhos junto da população, os mesmos tiveram início às 3:00 do dia 4 de agosto. A partir desse momento a AdSA deixou de receber efluente proveniente da Refinaria de Sines e da cidade de Sines, tendo os coletores ficado vazios pelas 5:00. No entanto, e como parte do efluente proveniente da cidade de Sines tem origem gravítica, foi necessário assegurar durante todo o período a aspiração deste caudal, recorrendo-se para isso, em contínuo, a um camião hidroaspirador e à colocação de um obturador no coletor. Em seguida procedeu-se à retirada da cobertura da caixa de reunião da Barbuda, evitando-se assim longos períodos de tempo com possível libertação de odores para a atmosfera.
Concluídos os trabalhos de instalação e montagem das novas ligações e/ou equipamentos e trabalhos de limpeza, procederam-se aos ensaios hidráulicos, tendo-se iniciado a receção dos vários efluentes pelas 22:00.
De salientar que durante toda esta operação não se fez sentir qualquer cheiro na zona intervencionada.
A conclusão desta obra ocorrerá no final de setembro, faltando agora executar a reabilitação da Caixa de Reunião da Barbuda, a instalação do sistema de tratamento de odores e arranjos paisagísticos.
Este investimento será financiado ao abrigo da operação POSEUR-03-2012-FC-000018 – Subsistema de Água Residual – ETAR de Ribeira dos Moinhos.