Nos dias 27, 28 e 29 de junho decorreu na AdSA – Águas de Santo André, S.A. a realização da 2.ª Fase da Auditoria de Concessão ao seu Sistema de Gestão da Segurança Alimentar – produto Água Potável (NP EN ISO 22000:2005) no âmbito das suas atividades de abastecimento de água para consumo humano, contemplando todas as etapas do processo, designadamente a captação, o tratamento, o armazenamento e a distribuição aos municípios ("em alta"), e também a distribuição ao consumidor final, seja ele urbano ou industrial ("em baixa").
Foram assinalados como pontos fortes do Sistema de Gestão da Segurança Alimentar (SGSA) a conformidade dos resultados da monitorização dos PPR Operacionais, a ausência de reclamações e de não conformidades de segurança alimentar do produto e o planeamento da realização de produtos seguros, nomeadamente nas etapas preliminares à análise de perigos e respetiva identificação. Não foram assinaladas situações de impacto negativo.
A conclusão da auditoria foi que o SGSA, integrado no Sistema de Sustentabilidade Empresarial (SSE), está definido e implementado de acordo com os requisitos da norma de referência e demonstra aptidão para o seu cumprimento, de uma forma consistente.
Para o efeito, a AdSA encontra-se, desde já, a elaborar a proposta de correção e ação corretiva para as constatações identificadas, a qual será remetida à entidade certificadora num curto espaço de tempo.
Esta auditoria foi realizada pela entidade Certificadora APCER – Associação Portuguesa de Certificação.
Estando já certificada nos Sistemas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2008), de Gestão Ambiental (NP EN ISO 14001:2012), de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (OSHAS 18001:2007 / NP 4397:2008), de Gestão de Energia (NP EN ISO 50001:2012) e de Gestão da Responsabilidade Social (SA 8000), a AdSA dá continuidade ao cumprimento da sua estratégia com vista a alcançar a certificação do seu produto água potável.