Notícias

Campanha de sensibilização para o valor da água

“Água com um Pingo de Consciência” é o mote da campanha de sensibilização que tem por objetivo promover a utilização eficiente da água através da consciencialização para o seu valor em todas as dimensões. 
A campanha "Água com um Pingo de Consciência" será veiculada através de anúncios de imprensa, rádio, televisão, outdoor e meios digitais, estando ainda previstas ações em escolas e workshops sobre eficiência hídrica, em utilizações urbanas, nomeadamente na rega de espaços verdes e lavagem de ruas, para técnicos municipais.
Esta campanha de sensibilização surge na sequência do Estudo Nacional sobre as Atitudes e Comportamentos dos Portugueses face à Água, realizado em abril de 2018, que identificou a existência de dissonâncias entre as atitudes e os comportamentos dos Portugueses face à água, que consideram como o mais importante recurso mas não o valorizam e reconhecem que praticam desperdício. O estudo, que teve a participação de mais de 1660 pessoas num inquérito online, permitiu também identificar que os Portugueses consideram as campanhas de sensibilização como uma das ações mais indutoras de comportamentos de poupança e valorização da água.
A Campanha agora lançada vem reforçar este movimento de sensibilização para a importância de se integrar o uso eficiente e racional de água de forma permanente, uma vez que a escassez de água é uma realidade inevitável, designadamente no contexto das alterações climáticas.
No âmbito da sensibilização para o valor da água estão ainda a ser preparadas outras ações de promoção da eficiência hídrica, a desenvolver em parceria com diversas entidades públicas e empresas tuteladas pelo Ministério do Ambiente.

Para mais informações clique aqui.