Descrição da atividade:
O Sistema Aquífero de Sines e as lagoas costeiras mostram claramente a relação entre a água subterrânea (aquífero) e superficial (lagoas).
Só se protege e valoriza o que se conhece, por isso esta ação procurou dar a conhecer a importância deste recurso local.
O Sistema Aquífero de Sines (SAS) é composto por pelo menos dois aquíferos principais, um aquífero livre mais superficial e um aquífero confinado mais profundo. O primeiro é constituído por formações Plio-Quaternárias e Mio-Pliocénicas arenosas, intercaladas por formações argilosas, com produtividades entre os 5 e os 10 l/s, e o segundo por formações carbonatadas jurássicas, com zonas cavernosas preenchidas com areias e arenitos, o que proporciona uma grande capacidade de escoamento e armazenamento. Nestas zonas há captações capazes de produzir mais de 100 l/s em artesianismo repuxante.
Nesta ação visitaram-se algumas captações da empresa Águas de Santo André e foi analisada a importância do aquífero confinado para os abastecimentos públicos e a do aquífero superior livre para a manutenção das funções dos ecossistemas, nomeadamente os ligados às lagoas de Santo André e Melides e ribeiras adjacentes.
Com as visitas locais (captações subterrâneas da empresa Águas de Santo André e lagoas) pretendeu-se dar a conhecer a dinâmica do ciclo da água para que cada participante se torne um cidadão mais responsável. Aproveitou-se a oportunidade para dar a conhecer significativos valores faunísticos e florísticos. Importantes assuntos das alterações climáticas e ordenamento do território foram também abordados.
Responsáveis Científicos da ação: Carlos Cupeto e António Chambel (Universidade de Évora)
Inscrição prévia: NÃO
Itinerário: Vila Nova de Santo André – Lagoa de Santo André – Lagoa de Melides – Vila Nova de Santo André.
Tipo de percurso: Automóvel próprio.
Hora e local de encontro:
9h30 em frente ao portão de entrada da empresa Águas de Santo André, em Vila Nova de Santo André - Coordenadas Geográficas (38º 03.311029 N | 8º 46.897940 W).
A duração da ação acima referida (3,5 h) é indicativa e pode ser excedida.
Indicações especiais: Levar água, calçado forte, boné.
Equipa de campo (Monitores): Carlos Cupeto e António Chambel (Universidade de Évora) e Luis Ghira (AdSA).
Contactos: Carlos Cupeto (Universidade de Évora) 939 255 131 e Luis Ghira (AdSA) 932 714 478.
Data: 14 de agosto (quinta-feira).